Acontecendo...

    08/08/2018 -

    No mês em que completa 60 anos, Madonna inspira projeto no Sesc Rio Preto

    Programação traz reflexões sobre envelhecimento, liberdade de expressão e os limites impostos pela sociedade

    Madonna é a cantora que mais vendeu álbuns no mundo, ultrapassando 300 milhões de cópias entre discos de estúdio, registros ao vivo, compilações e trilhas sonoras. Sua trajetória, porém, transpassa os hits. Em 35 anos de carreira, ela trilhou caminhos imprevisíveis, lançou tendências, saiu em defesa de minorias, questionou padrões de comportamento e afrontou instituições tradicionais.

    Sexualidade, religiosidade, militância. Madonna rompeu tabus e tornou-se referência ao pensar a música para além dos álbuns, expandindo suas composições para os universos das artes visuais, do cinema, da dança contemporânea, da moda e do ativismo político-social. Não sem controvérsias, polêmicas e incômodos: os séculos 20 e 21 não passam incólumes ao seu trabalho.

    Madonna completa 60 anos no dia 16 de agosto de 2018 e, durante todo o mês, o Sesc Rio Preto debruça-se sobre sua figura emblemática para compreender uma nova configuração da velhice. O projeto Madonna, Sexagenária grita pelo direito de ser velho e de viver de maneira livre, inspirando-se em momentos marcantes da carreira da cantora e em seus desdobramentos no tempo presente, quando ela já lida com o rótulo do velho e suas imposições.



    Programação



    Madonna, Sexagenária, que acontece de 11 a 31/8, reúne vozes diversas em um amplo debate sobre a longevidade e a influência da artista que redefiniu os rumos da cultura pop. São shows, espetáculos, performances, exibições de filmes, cursos e bate-papos que vão fomentar reflexões sobre envelhecimento, liberdade de expressão e os limites preestabelecidos entre gêneros, etnias e faixas etárias. “Madonna completa 60 anos e sua figura como um todo permite analisar o envelhecimento pela obra de uma artista que resiste e se adequa aos desafios do tempo”, diz Ana Paula Dias Rodrigues, técnica de programação do Sesc Rio Preto.

    A primeira atração será realizada no dia 11. O curso Políticas de Gênero nas Performances de Madonna, ministrado pelo pesquisador pernambucano Thiago Soares, vai analisar videoclipes, performances e entrevistas com a artista, abordando questões ligadas ao feminismo e à cultura gay.

    No dia 16, data em que Madonna completa 60 anos, o Sesc prepara uma grande festa para que fãs possam celebrar juntos o aniversário da Rainha do Pop, com shows gratuitos dos DJs Zé Pedro e Johnny Luxo, performance da dança Vogue e um desfile especial comandado pelo estilista Luiz Pita, a partir de pessoas inscritas numa oficina de criação de figurino. A mestre de cerimônias desta noite será a multiartista Aretha Sadick.

    O coquetel molotov erotismo+religião promovido por Madonna nos anos 80, é a inspiração do grupo Trovadores do Miocárdio, no dia 23. Fausto Fawcett, Ian Uivedo, Carolina Meinerz e Kátia B constroem uma narrativa poética e Abrem Seu Coração para Madonna a partir de declamações estimuladas por suas letras.

    No dia 30, Daniel Peixoto, músico, compositor e vocalista da banda electro Montage, estreia o show The ImmaculateTribute, que revisita os principais sucessos da cantora em suas diferentes fases ao longo dos 40 anos de carreira.

    A dança contemporânea não poderia ficar de fora da programação. No dia 25, o espetáculo Move Cover, do grupo Vão, apresenta cinco bailarinas/performers que vivem com o público a elasticidade e a densidade do cover e do dispositivo de dublagem lip sync, tendo como matéria a girl band britânica Spice Girls, um dos mais bem-sucedidos grupos femininos influenciados pela música e atitudes de Madonna. Os ingressos para o espetáculo, única atração paga da programação, podem ser comprados no portal Sesc ou na bilheteria da unidade.

    A passagem de Madonna pelo cinema também terá destaque com exibições de dois documentários. Um deles é Na cama com Madonna, de 1991, que aborda os bastidores da turnê Blond Ambition, as provocações ao catolicismo e a relação com a cultura gay. A sessão será no dia 14 e conta com um bate-papo para promover reflexões em torno da artista e da época em que foi filmado.

    A relevância da artista na moda e no audiovisual também serão pontos explorados pelas oficinas e cursos que vão levar o público para o universo da material girl. As atividades Na Moda com Madonna, de 14 a 16, vai estimular a criação de roupas inspiradas na artista. Em Borderline, Entre a Dança e o Videoclipe, os participantes vão roteirizar, coreografar e gravar um videoclipe inspirado na Rainha do Pop.

    O envelhecimento é tema central do bate-papo Envelhecí, e daí? comandado pela ativista transvestigenere Érika Hilton, pesquisadora de gerontologia, no dia 31. A conversa vai promover a reflexão sobre o rótulo do velho e sobre os preconceitos que o acompanham.

    As inscrições para os cursos e oficinas da programação especial Madonna, Sexagenária já podem ser realizados na Central de atendimento do Sesc Rio Preto, ou por meio do portal sescsp.org.br/riopreto.

    PROGRAMAÇÃO COMPLETA
    Madonna, Sexagenária

    SHOWS

    JOHNNY LUXO
    Conhecido da cena desde os anos 90, Johnny Luxo ganhou reconhecimento nacional como DJ pela irreverência dos seus sets e pelos figurinos marcantes. Nesta apresentação dedica o seu repertório inconfundível aos sucessos de Madonna que fizeram histórias nos clubs.
    Dia 16, quinta, 19h.
    Comedoria. Grátis.

    DJ ZÉ PEDRO
    DJ Zé Pedro aka José Pedro Selistre, transita por brasilidades e pela disco music, dos clássicos das décadas passadas até a house music atual. Sua ligação com Madonna começou cedo, nos anos 80 e o acompanha até hoje quando toca os maiores hits da cantora com remixes especiais.
    Dia 16, quinta, 21h.
    Comedoria. Grátis.

    DANIEL PEIXOTO
    THE IMMACULATE TRIBUTE
    Madonna construiu seu trabalho incansavelmente até chegar ao topo e de lá nunca mais sair. No Brasil, um de seus discípulos é Daniel Peixoto. The Immaculate Tribute é o nome do show criado para revisitar sucessos de todas as fases da cantora nesses 35 anos dedicados à cultura pop e a mudanças profundas na sociedade.
    Dia 30, quinta, 21h.
    Comedoria.
    Grátis.

    ESPETÁCULOS

    TROVADORES DO MIOCÁRDIO ABREM SEU CORAÇÃO PARA MADONNA
    Direção artística: Eduardo Beu. Com Fausto Fawcett, Ian Uivedo, Carolina Meinerz e
    Kátia B.
    Quais foram as idiossincrasias em torno da obra de Madonna Louise Veronica Ciccone? Quais são suas inspirações e motivações em torno do coquetel molotov - erotismo & religião - que incendiou a cultura pop por quase três décadas, influenciando a moda e ditando o comportamento da juventude entre os anos 1980 e 1990? Os Trovadores do Miocárdio, grupo formado por performers e escritores, criaram narrativas poéticas em forma de declamações dramáticas estimuladas pelas suas letras.
    Dia 23, quinta, 21h.
    Comedoria. Grátis.

    MOVE COVER
    Com Grupo Vão.
    Move Cover é um show ficcional. Faixa a faixa, as cinco bailarinas/performers vivem com o público a elasticidade e densidade do cover e do dispositivo de dublagem lip sync, tendo como matéria a girl band britânica Spice Girls, um dos mais bem sucedidos grupos femininos influenciados por Madonna.
    Dia 25, sábado, 20h.
    Teatro. 228 lugares.
    Grátis.

    EXIBIÇÕES

    NA CAMA COM MADONNA
    Direção: Alek Keshishian.
    EUA: 1991, 131 min.
    Após exibição bate-papo com Mariana Lins.
    A tradução literal do título original, verdade ou consequência, define o clima do documentário que nos apresenta o universo Madonna: a polícia no Canadá, o veto papal de shows na Itália, o relacionamento com Warren Beaty, as provocações ao catolicismo, a relação com a cultura homossexual e as brigas com a equipe. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.
    Dia 14, terça, 20h.
    Teatro. 228 lugares.
    Grátis.

    STRIKE A POSE
    Direção: Ester Gould, Reijer Zwaan.
    Bélgica: 2016, 83 min.
    Madonna chocou o mundo no começo dos anos 90 com uma turnê que quebrou todos os padrões da época. Descubra os bastidores desse marco na história da música pelo olhar de sete dançarinos que acompanharam a diva pop. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.
    Dia 21, terça, 20h.
    Teatro. 228 lugares. Grátis.

    M-POP
    Com integrantes do programa Juventudes.
    Após participarem das etapas de criação, elaboração, gravação e também coreografarem um videoclipe com influência nas obras da cantora Madonna, os jovens apresentam o resultado desse processo e conversam com o público sobre essa experiência.
    Dia 30, quinta, 19h.
    Comedoria.
    Grátis.

    CURSOS

    POLÍTICAS DE GÊNERO NAS PERFORMANCES DE MADONNA
    Com Thiago Soares.
    A partir da análise de videoclipes, performances e entrevistas da artista serão discutidos conceitos das políticas de gênero em dois eixos: um centrado nas questões do feminino, diante da presença da mulher nos sistemas midiáticos do entretenimento e outro a partir da ideia de Camp e da relação da artista com a cultura gay. Inscrições na Central de Atendimento.
    Dia 11, sábado, 14h às 18h.
    Uso Múltiplo. 15 vagas.
    Grátis.

    NA MODA COM MADONNA
    Com o estilista Luiz Pita.
    Quem não se lembra do icônico sutiã de cone ou da legging de renda usados por Madonna? Ao longo de sua carreira, a multiartista foi capaz de influenciar e transformar a forma de se vestir e se relacionar com a moda. A atividade estimula e orienta os participantes na criação de peças de roupas para compor seis ‘looks’ atuais inspirados na popstar. Inscrições na Central de Atendimento ou pelo site sescsp.org.br/riopreto.
    De 14 a 16, terça a quinta, 14h às 18h.
    Expressão Artística. Grátis.

    BORDERLINE, ENTRE A DANÇA E O VIDEOCLIPE
    Concepção: Manuela Eichner. Criação e Coreografia: Elisabete Finger e Manuela Eichner. Video: Aline Belfort. Produção: Carolina Goulart.
    Com sua atitude, sua música e seu estilo, Madonna alargou os limites do pop. A oficina conduz os participantes a roteirizar, coreografar e gravar um videoclipe com inspiração nesse legado da Rainha do Pop. Inscrições no local.
    Dia 17, sexta, 15h às 19h.
    Dias 18 e 19, sábado e
    domingo, 14h às 19h.
    Teatro. 20 vagas. Grátis.

    OFICINA

    VOGUE
    Com Ákira Avalanx, dançarina.
    A dança surgida a partir das poses de modelos nos editoriais de moda da revista vogue foi popularizado pelos bailarinos nos clipes de Madonna. Esta aula usa o vogue como base para os modelos repertório e de maior mobilidade na passarela. Inscrições na Central de Atendimento ou pelo site sescsp.org.br/riopreto.
    Dia 16, quinta, 14h às 17h.
    Expressão Corporal. 20 vagas. Grátis.

    BATE-PAPOS

    MADONNA: MÚSICA, COMPORTAMENTO E MILITÂNCIA
    Com Fausto Fawcett, Lorena Calábria, Eliana de Castro e Duda Leite.
    A partir de memórias e experiências pessoais ligadas aos álbuns, shows, filmes, livros e comportamentos de Madonna, os convidados destacam a presença da popstar e sua relevância na arte, na moda e na militância feminista e pelas minorias. Inscrições no local.
    Dia 22, quarta, 20h às 21h30.
    Comedoria. Grátis.

    ENVELHECI E DAÍ?
    Com Erika Hilton.
    Essa atividade propõe uma reflexão acerca do envelhecer e como as pessoas lidam com as questões como preconceitos e discriminação, até mesmo para as personalidades do mundo artístico como a Madonna.
    Dia 31, sexta, 14h.
    Teatro. 228 lugares. Grátis.

    PERFORMANCES

    VOGUE
    Com House of Avalanx.
    Inspirados pela performance dos bailarinos dos clipes do álbum I’m Breathless, e das personagens do documentário Paris is Burning, bailarinos e participantes da oficina “Vogue Perfomance” apresentam seus figurinos, dançam e convidam o público para entrar no clima e se jogar na pista.
    Inscrições no local.
    Dia 16, quinta, 21h.
    Comedoria. Grátis.

    MADONNA BRAZIL
    Com Rinaldo Borba, cosplay da Madonna no Brasil.
    Nesta performance, a Madonna de Rinaldo Borba, conhecido cosplay da artista no Brasil, dança músicas do seu novo álbum Rebel Heart e outros hits, como Material Girl, Music, Candy Shop. Durante a execução, o artista executa trocas de figurinos inspirados nos visuais das turnês de Madonna.
    Dia 22, quarta, 21h30.
    Comedoria.
    Grátis.

    ARETHA SADICK
    A multiartista Aretha Sadick será a mestre de cerimônia da noite do aniversário de Madonna, apresentando e comentando as atrações.
    Aretha arremata com canções de Grace Jones que cruzaram e marcaram sua história e influenciaram o repertório da Rainha do Pop.
    Dia 16, quinta, 19h.
    Comedoria.
    Grátis.

    PISTA LIVRE: TODO MUNDO DANÇA MADONNA!
    Ao som de hits da cantora Madona, o encontro propõe a participação espontânea de bailarianos, grupos de dança, academias e público em geral, num grande espaço aberto voltado para a dança.
    Dia 25, sábado, 15h.
    Gramado.
    Grátis.

    CONFISSÕES NA PISTA DE DANÇA
    Com Miltinho Verderi.
    E quem nunca teve uma experiência com Madonna? Na música, no estilo e, nesse caso, na vida. Nesta noite, serão reveladas todas as histórias, encontros e, por que não, nossas loucuras vividas. A pista está aberta.
    Dia 30, quinta, 20h.
    Comedoria.
    Grátis.

    EXIBIÇÃO

    ERÓTICA
    O erotismo, a sexualidade e a sensualidade sempre estiveram presentes nos clipes de Madonna, especialmente em seu álbum Erótica (1992) e no livro Sex, em que a alter ego da artista, Dita, realiza fantasias sexuais em frente as câmeras do fotógrafo Steve Meisel. Nesta sala escura, serão exibidos os clipes mais sensuais e polêmicos e uma compilação de fotos de seu livro. Inscrições no local.
    Dia 30, quinta, 19h30 às 23h.
    Comedoria.
    Grátis.

    OFICINA

    EXPRESSANDO MADONNA
    Com Zé Otávio, artista plástico.
    Nesse workshop de desenho e colagem os participantes revisitam e criam suas obras a partir de alguns dos visuais mais expressivos e marcantes da rainha do pop.
    Dia 30, das 19h às 21h.
    Comedoria. 30 vagas.
    Grátis.
    Veja mais »