Acontecendo...

    30/05/2018 -

    Cia. Cênica promove especial Arte de Quinta, com quatro espetáculos gratuitos no feriadão

    Programação, nesta quarta, 30, e quinta, 31/05, traz espetáculo ‘Virado à Paulista’ e peças do grupo Protótipo Tópico, de Bauru, e da Cia. A DitaCuja, de Ribeirão Preto

    A Cia. Cênica promove nesta semana, em Rio Preto, o Arte de Quinta Especial – Encontros Possíveis, uma ação do Projeto Território Cênico, por meio da qual vai apresentar, com entrada gratuita, espetáculos de seu repertório. Nesta primeira edição, a programação é especial porque, além de apresentar o seu espetáculo-cortejo “Virado à Paulista”, a companhia também recebe o grupo Protótipo Tópico, de Bauru, e a Cia. A DitaCuja, de Ribeirão Preto.

    A programação do Arte de Quinta Especial contará com quatro espetáculos gratuitos, com diferentes linguagens e temáticas, e vai ocupar a sede da Cia. Cênica e a Praça das Rosas, ambas no Jardim Seixas. Abrindo a programação, já na quarta-feira, 30, véspera de feriado, o grupo Protótipo Tópico apresenta o espetáculo “Bicho Transparente”, às 20h, na sede da Cia. Cênica. A obra é um solo da atriz Andressa Francelino, que traz histórias reais de mulheres assassinadas por parceiros numa evidente relação de poder. Além do feminicídio, o espetáculo dá visibilidade a práticas e modos culturais machistas menos perceptíveis, mas não menos importantes e impactantes. Depois da apresentação, o grupo participa de um bate-papo com o público.

    Na quinta-feira, feriado de Corpus Christi, a programação começa às 16h, com o espetáculo de rua “Desventuras de um Quixote”, da Cia. A DitaCuja, na Praça das Rosas. A obra se inspira nos ideais de cavaleiro de Dom Quixote de La Mancha, de Cervantes, para questionar o papel que nos cabe enquanto cidadãos do corrompido reino de Quixote ou de países quaisquer ou nenhum. O espetáculo nasce da vontade de explicitar temas urgentes, questionar e refletir sobre marchas e movimentos, buscando construir um diálogo real em tempos de monólogos virtuais. Com seu visual retro futurista, suas engenhocas extravagantes e seu sistema monárquico, a obra pretende conduzir o espectador em uma viagem de fantasia e ficção a lugares estranhamente familiares, onde talvez as semelhanças não sejam mera coincidência. No elenco, estão os atores Tânia Alonso, Nathalia Fernandes, Michelle Maria, Flávio Racy e André Cruz, que assina a direção e a dramaturgia. Ao término da apresentação, está programado um bate-papo.

    A programação continua às 18h, com “Virado à Paulista”, da Cia. Cênica, uma homenagem àqueles que com muito ritmo, resistência e poesia compuseram a história do samba paulista. O espetáculo-cortejo conta com a participação do público, e atores e músicos conduzem uma longa viagem que tem como portos as raízes africanas, o samba rural, os cordões carnavalescos, a institucionalização do samba, a intolerância religiosa e o preconceito racial.

    Fechando a programação, o grupo Protótipo Tópico volta à cena para apresentar, às 20h, na Sede Cênica, a peça “Preâmbulo – Carne com Alma Dentro”, com o ator Fábio Valério, sobre um homem atormentado pela angústia existencial do processo criativo, que decide pelo assassinato de seus ídolos/referências para tornar-se um criador livre. Para a concepção da obra, o grupo coloca em questão a melancolia criativa contemporânea, a busca constante por identidade e a solidão que um artista vive dentro do processo criativo. O grupo também conduzirá um bate-papo com o público ao final da apresentação.

    O Arte de Quinta é uma das ações do Projeto Território Cênico, da Cia. Cênica, contemplado pelo Edital Território das Artes – Espaços Independentes, do ProAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria da Cultura do Governo do Estado. O Território Cênico irá oferecer, até outubro, uma série de apresentações artísticas e de intercâmbio e de atividades formativas gratuitas, envolvendo a classe artística local e convidados e a comunidade.

    Vale observar que o projeto “Desventuras de um Quixote”, da Cia. A DitaCuja, foi contemplado pelo Proac Circulação de Artes Cênicas para Rua, o que possibilitou a apresentação em Rio Preto. Já o Grupo Protótipo Tópico foi selecionado pelo ProAC Circulação de Espetáculo de Teatro, com o projeto “Caminho Memória: Circulação Repertório Protótipo Tópico Bicho Transparente”, viabilizando as apresentações na cidade.



    Arte de Quinta Especial – Encontros Possíveis - GRATUITO


    Programação:



    Quarta-feira, dia 30

    “Bicho Transparente”, com grupo Protótipo Tópico, 20h, Sede Cênica


    Quinta-feira, dia 31

    “Desventuras de um Quixote”, com Cia. A DitaCuja, 16h, Praça das Rosas



    “Virado à Paulista”, com Cia. Cênica, 18h, Praça das Rosas



    “Preâmbulo – Carne com Alma Dentro”, com grupo Protótipo Tópico, 20h, Sede Cênica

    Endereços:

    Sede Cênica: Avenida das Hortênsias, 263, Jardim. Seixas. A Praça das Rosas está localizada a 50 metros, em frente ao Colégio Criarte.
    Veja mais »