Acontecendo...

    16/04/2018 -

    Confira os destaques da programação do Sesc Rio Preto

    de 17 a 22/04
    Dia 18, quarta

    EXIBIÇÃO | PROJETO INSPIRA - AÇÕES PARA UMA VIDA SAUDÁVEL
    TARJA BRANCA: A REVOLUÇÃO QUE FALTAVA
    Direção: Cacau Rhoden. Brasil: 2014, 80 min.
    A partir dos depoimentos de adultos de gerações, origens e profissões diferentes, o documentário discorre sobre a pluralidade do ato de brincar, e como o homem pode se relacionar com a criança que mora dentro dele. Por meio de reflexões, o filme mostra as diferentes formas de como a brincadeira, ação tão primordial à natureza humana, pode estar interligada com o comportamento do homem contemporâneo e seu “espírito lúdico”. Retire seu ingresso a partir das 19h.
    Dia 18, quarta, 20h.
    Teatro. 228 lugares.
    Grátis.
    Link do trailer: https://www.youtube.com/watch?v=dadvMzBqIdI

    Dia 19, quinta

    VIVÊNCIA
    ESPORTE DE GELO: CURLING, HÓQUEI E BOBSLED
    Com Marcelo Unti e Equipe da Confederação Brasileira de Desportos de Gelo.
    Essa atividade permite que os participantes experimentem modalidades que fazem parte dos Jogos Olímpicos de Inverno. Inscreva-se no local.
    Dias 19 e 20, quinta e sexta, 14h às 18h.
    Ginásio de Esportes. Grátis

    EXIBIÇÃO | SALA SESC DE CINEMA
    Verão 1993
    Direção: Carla Simón. Espanha: 2017, 98 min.
    A pequena Frida é uma criança em crise. Depois de perder o pai, ela sofre também com a morte da mãe, devido a uma doença que ela ainda não é capaz de compreender. A garota é obrigada a se mudar para a casa dos tios, em outra cidade, tendo que aprender a lidar com suas emoções e se adaptar a nova vida. Filme ganhador de vários prêmios Goya, considerado o Oscar do cinema espanhol. Retire seu ingresso a partir das 19h.
    Dia 19, quinta, 20h.
    Teatro. 228 lugares. Grátis.

    SHOW | SONORA
    SWING SNAKE BLUES E IVAN MÁRCIO
    Blues
    Na estrada desde 2008, tocando os grandes clássicos do blues e do southern rock em novas interpretações, além de músicas autorais, a banda convida para este show o gaitista Ivan Marcio. O músico, em dois anos gravou dois discos em Chicago com os músicos de lá. Durante 20 anos de carreira já tocou em diversos festivais pelo Brasil e exterior, além de possuir mais de dez discos gravados no gênero.
    Dia 19, quinta, 21h.


    Dia 20, sexta

    VIVÊNCIA | IDOSOS
    DESCOBRINDO O VIOLINO
    Com Lourival de Oliveira Gomes, 92 anos, músico violinista.
    O músico conta sua trajetória como violinista e promove uma vivência dos princípios básicos do instrumento. Inscreva-se em sescsp.org.br/riopreto ou na Central de Atendimento.
    Dia 20, sexta, 14h às 15h.
    Teatro. 30 vagas.
    Grátis.

    SHOW | IDOSOS
    MÚSICA AO LONGE
    Com ex-integrantes da Orquestra Sinfônica de Rio Preto.
    Nesta apresentação, encabeçada pelo violinista Lourival de Oliveira Gomes, de 92 anos, músicos idosos, alguns ex-integrantes da Orquestra Sinfônica de Rio Preto, apresentam um repertório de música clássica e música popular brasileira. Retire seu ingresso a partir das 14h30.
    Dia 20, sexta, 15h30.
    Teatro. 228 lugares.
    Grátis.

    CIRCUITO SESC DE ARTES
    O Circuito Sesc de Artes leva para municípios que não têm unidades do Sesc uma intensa programação cultural, gratuita e livre para todos os públicos. Na região do Sesc Rio Preto, no fim de semana de 20 a 22, o Circuito passa por Tanabi, Fernandópolis e Votuporanga. O evento é em parceria com as prefeituras e sindicatos de comércio locais.

    Tanabi | 20 de abril, sexta-feira, das 16h às 21h
    Praça da Matriz

    Fernandópolis | 21 de abril, sábado, das 16h às 21h
    Praça da Matriz

    Votuporanga | 22 de abril, domingo, das 16h às 21h
    Concha Acústica

    ATRAÇÕES:

    CIRCO
    CABARÉ MUNDO CIRCUS
    Lucca Circus e Os Profic¸c¸c¸ionais (SP)
    A união de dois grupos de Ribeirão Preto dá origem a uma apresentação cômica e dinâmica, com diversas técnicas do circo, incluindo algumas pouco exploradas no Brasil, como a mesa e a escada acrobáticas, e ainda girafa, acrobacia e malabarismo. O palhaço, músico e equilibrista De Lucca tem mais de dez anos de carreira; Os Profic¸c¸c¸ionais são os artistas circenses Joa~o Marcilio, Rafael Rodrigues e Andre´ Doriana.

    OFICINA DE INICIAÇÃO CIRCENSE
    Lucca Circus e Os Profic¸c¸c¸ionais (SP)
    Os artistas realizam uma oficina para público iniciante de todas as idades, com técnicas circenses de malabarismo, equilibrismo de objetos, slack-line (equilíbrio em fita), portagem e acrobacia.

    DANÇA
    TERREIRO URBANO
    Cia. Treme Terra (SP)
    Inspirado na mitologia dos orixás, o espetáculo tem coreografias e músicas do universo do Candomblé e de suas influências na cultura urbana, em uma releitura artística de como são feitos os rituais reais. A trilha tem canções brasileiras e em dialeto yorubá, com acompanhamento de instrumentos e tambores tradicionais - atabaque, agogô, berimbau -, instrumentos de sucata e também eletrônicos.

    MÚSICA
    CINEBLOCO (RJ)
    Fanfarra formada há cinco anos por um grupo de músicos experientes e cinéfilos do Rio de Janeiro. Com irreverência e vestidos como personagens célebres, eles tocam temas famosos de filmes brasileiros e de Hollywood, com arranjos influenciados por ritmos regionais, como as marchinhas de Carnaval, o frevo e o funk. Assim, a “Marcha Imperial” de “Star Wars”, por exemplo, vira o “Maracatu Imperial”.

    ARTES VISUAIS
    OFICINA DE CALÇADAS
    Marcos Gorgatti (SP)
    Inspirado no padrão das calçadas criado pela desenhista Mirthes dos Santos Pinto para São Paulo em 1966, os participantes da oficina projetam seus desenhos para um novo piso. Com a eleição do padrão entre todas as criações, ele será transferido para os ladrilhos e montado para exibição no espaço das atividades.

    Gabinete de Curiosidades e Habilidades

    LITERATURA
    PALAVRA + IMAGEM
    Cia. Alcina da Palavra (SP)
    Com um acervo variado de livros ilustrados, mediadores convidam o público para leituras individuais e/ou compartilhadas.

    CINEMA
    CURTAS DE ANIMAÇÃO DA PIXAR
    Exibição de uma seleção dos curtas-metragens de animação criados pelo estúdio Pixar, responsável por grandes sucessos do cinema e atualmente parte da Walt Disney Pictures.

    TECNOLOGIA E ARTE
    LABORATÓRIO DE IMPRESSÃO 3D: BRINQUEDOS E MINILUMINÁRIAS
    DIGO Educação Maker (SP)
    Os participantes da oficina são convidados a aprender como funciona uma impressora 3D, dos arquivos digitais até a produção das peças, e conhecer as muitas possibilidades dessa tecnologia. Na atividade no estilo “faça você mesmo”, os participantes ainda vão criar miniluminárias de diferentes cores e formatos e com lâmpadas LED.

    Dia 21, sábado

    BATE-PAPO | ARTES VISUAIS
    CONVERSAS-COLETIVAS
    Com Ricardo Basbaum, artista, pesquisador e escritor.
    Nesta palestra, realizada dentro da programação do Projeto Mola, o artista irá falar sobre a série de sua autoria intitulada "Conversas-Coletivas". São ações que procuram integrar a escrita do texto e sua emissão sonora, em proximidade com as camadas de discurso que atravessam a obra de arte contemporânea. Sempre em grupo, funcionam como orquestração de vozes de caráter performativo, como resultado de trabalho coletivo. Sua dinâmica envolve o constante deslocamento entre fala, escrita e leitura. De 2010 a 2017, foram já realizadas 21 peças da série “Conversas-Coletivas”, em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Chicago, Viena, Vancouver, Londres, Kiev, Estocolmo, entre outras. Inscreva-se em sescsp.org.br/riopreto ou na Central de Atendimento.
    Dia 21, sábado, 14h às 16h.
    Uso Múltiplo. 40 vagas. Grátis.


    CONTAÇÃO DE HISTÓRIA | CRIANÇAS
    CONHECENDO A ÁFRICA
    Com Janine Santos, professora.
    Animais, lugares e pessoas fantásticas são descobertos e iluminados nas histórias do mês de abril. Serão encontros ondes as crianças e suas famílias terão a oportunidade de ouvir, ver e ajudar a desenvolver histórias de tribos distantes, princesas guerreiras, árvores mágicas e animais maravilhosos. Inscreva-se no local.
    Sábados, 15h30.
    Biblioteca. Grátis.

    Dia 22, domingo

    VIVÊNCIA | PROJETO INSPIRA - AÇÕES PARA UMA VIDA SAUDÁVEL
    MEDITAÇÃO
    Prática corporal que promove uma interiorização do indivíduo e busca a focalização da atenção. Essas técnicas possibilitam uma sensação de bem-estar.
    Dia 22, domingo, 11h às 12h30.
    Uso Múltiplo. Grátis.

    EXIBIÇÃO | CINEMA
    MOGLI, O MENINO LOBO
    Direção: Jon Favreau. Aventura, Fantasia. EUA. 106 min.
    Mogli é um garoto que foi criado por lobos em plena selva, contando apenas com a companhia do urso Baloo e da pantera negra Bagheera.
    Dia 22, domingo, 15h.
    Teatro. 228 lugares. Grátis.


    SHOW | TARDES MUSICAIS
    SAMUEL OLIVEIRA
    Rock
    Dia 22, domingo, 16h30.
    Comedoria.
    Grátis.
    Veja mais »