Acontecendo...

    01/03/2018 -

    Escolas Cervejeiras – Escola Alemã


    A literatura atual nos apresenta 4 escolas cervejeiras no mundo, sendo três tradicionais, e uma escola relativamente nova. São elas: Alemã, Belga, Inglesa, e a mais recente, escola Americana.

    Bastante tradicional a escola Alemã nasceu quando a Alemanha ainda pertencia ao Sacro Império Romano-Germânico, (hoje a região compreende a Alemanha, República Tcheca e Austria). seu grande marco foi em 1516 com a Lei de Pureza Alemã (Reinheirsgebot).

    A Lei de Pureza Alemã foi promulgada em 23 de Abril de 1516 pelo Duque da Baviera, Guilherme IV. Através desta lei, ficou determinado que para ser considerada cerveja, podem ser utilizados apenas os ingredientes: água, malte de cevada e lúpulo. Não permitindo nenhum outro adjunto ou especiarias. A lei original não sita a levedura, utilizada nas cerveja pois os estudos a respeito destes microrganismos só foi iniciado por Louis Pasteur no final do século IXX.

    A escola Alemã se tornou então muito técnica para manter a qualidade do estilo de cerveja, contudo, foi necessário muita criatividade para produzir vertentes de sabores e famílias de cervejas.

    Os estilos de cervejas foram sendo produzidos, e por ser uma escola muito tradicionalista, algumas cervejas só são produzidas em determinadas regiões, como por exemplo:
    Região da Baviera: Cerveja Weissbier
    Região da Colônia: Cerveja Kölsch
    Região de Dusseldorf: Cerveja Altbier
    Região de Bamberg: Cerveja Rauchbier
    Região de Dormund: Cerveja Export

    Dica de Cerveja – Baden Baden Weiss

    Tipo: Weiss
    ABV: 5,2%
    IBU: 9
    Temperatura de serviço: 3 a 5oC
    Harmoniza com: Saladas, Queijos de Cabra, pratos apimentados, Comida Tailândesa e Salsicha Alemã.

    Comentário: Espuma de boa formação e boa retenção. Por não ser filtrado, é turva. Leve amargor e aromas bastante suave de banana e cravo. Neste estilo de cerveja não é acrescido banana e cravo, as notas de sabores são provenientes do processo de fermentação da cerveja.


    William Pirola
    Veja mais »