Acontecendo...

    15/12/2017 -

    Artista visual Maurício Ianês é destaque do Projeto Mola em dezembro

    Ele faz palestra gratuita e aberta ao público neste sábado, dia 16, com o tema “Performance, Registro, Ação e Política”

    Conhecido por suas performances que exercem forte interação com o público, Maurício Ianês, um dos principais artistas visuais de sua geração, realiza, neste sábado, dia 16, às 14h, no Sesc Rio Preto, a palestra “Performance, Registro, Ação e Política”. A atividade, gratuita, é aberta a todos os interessados e tem vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail inscricao@riopreto.sescsp.org.br ou na Central de Atendimento.

    A palestra de Ianês será realizada dentro da programação do projeto Mola, que teve início em novembro passado. Coordenado pelos artistas Lucas Bambozzi e Fernando Velázquez, o Mola envolve exercícios práticos e teóricos que levantam questões reincidentes no circuito das artes, comunicação e tecnologia, como premissas de desafios para os artistas.

    Durante a atividade, Ianês irá propor uma análise de seus trabalhos e de outros artistas, investigando as possibilidades de emancipação sócio-política do público e de recodificação estética dos padrões vigentes nas artes.

    Formado em Artes Plásticas pela FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado, Ianês vive e trabalha em São Paulo e também é professor no curso de Comunicação das Artes do Corpo da PUC-SP. Seu trabalho coloca em questão os limites e possibilidades das linguagens artística e verbal e suas funções sócio-políticas, abrindo muitas de suas obras à participação ativa do público. O artista cria situações de diálogo e confronto, em que a linguagem e seus desenvolvimentos sociais entram em jogo, desconstruindo o funcionamento do sistema estabelecido da arte e trazendo à tona suas correntes ideológicas.

    A pesquisa do artista se desdobra em várias mídias. Entre elas, objetos, instalações, vídeos, arte sonora e ações. Através desse diálogo aberto com o público, proposto principalmente em suas ações, Ianês desmonta as relações de poder hierárquicas entre artista, público e instituição. Essa tem sido uma questão central em seu trabalho recente.

    O artista já apresentou sua obra em importantes exposições nacionais e internacionais, como “Terra Comunal – Marina Abramovic Institute”, no Sesc Pompéia, São Paulo (2015), “Des Choses en Moins, Des Choses en Plus”, Palais de Tokyo, Paris, França (2014), “Avante Brasil”, KIT – Kunst im Tunnel, Düsseldorf, Alemanha (2013), “O Nome”, Octógono da Pinacoteca do Estado de São Paulo (2013), “Chambres Sourdes”, Parc Culturel de Rentilly, França (2011), e nas 28ª. e 29ª Bienais Internacionais de São Paulo (2008 e 2010, respectivamente). Atualmente, sua obra é representada pelas galerias Vermelho (São Paulo) e Y Gallery (Nova Iorque).

    Encontro

    Também no sábado, 16, dentro do projeto Mola, acontece o Encontro do Grupo de Estudos e Acompanhamento de Artistas com Foco em Arte, Ciência e Tecnologia, com Fernando Velázquez, às 10h. É o segundo encontro do grupo. Nesse caso, a inscrição está sujeita à disponibilidade de vagas.



    O uruguaio Fernando Velázquez, artista transdisciplinar, é mestre em Moda, Arte e Cultura pelo Senac-SP, pós-graduado em Vídeo e Tecnologias On e Off-line pelo Mecad de Barcelona e participa de exposições no Brasil e no exterior. Desde 2015, é o curador e diretor artístico do Red Bull Station, em São Paulo.

    CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

    Mola

    Ambiente de discussão crítica a partir de projetos artísticos e portfólios dos participantes. Envolve exercícios práticos, teóricos e de análise compartilhada, com abordagem de questões reincidentes no circuito das artes, da comunicação e da tecnologia como premissas de desafios para os artistas.

    Grupo de Estudos e Acompanhamento de Artistas com foco em Arte, Ciência e Tecnologia

    Com Fernando Velázquez, criador e coordenador do projeto.

    O projeto estimula exercícios práticos, leitura de portfólio, encontros com artistas convidados, e troca de experiências sobre o fazer artístico e suas fronteiras. A relação entre arte, ciência e tecnologia é abordada levando-se em consideração a instabilidade dos meios, as resistências do circuito artístico a nichos tecnológicos e outras derivações. Aberto a participantes de diversas áreas da criação, resultará em uma exposição coletiva na qual os trabalhos desenvolvidos durante o percurso serão associados a obras propostas pelos coordenadores. Consulte disponibilidade de vagas em inscricao@riopreto.sescsp.org.br ou na Central de Atendimento.

    Dia 16, sábado, 10h às 13h.
    Uso Múltiplo. Grátis.

    Palestra

    Performance, registro, ação e política

    Com o artista visual Maurício Ianês.

    Ianês propõe uma análise de seus trabalhos e de outros artistas, investigando as possibilidades de emancipação sócio-política do público e de recodificação estética dos padrões vigentes nas artes. Inscrições pelo e-mail inscricao@riopreto.sescsp.org.br ou na Central de Atendimento.

    Dia 16, sábado, 14h às 16h.
    Uso Múltiplo. 40 vagas. Grátis.
    Veja mais »

TV OPS