Acontecendo...

    23/08/2017 -

    Canadá comemora 150 anos com caminhada Terry Fox Run e festival de jazz no Parque Ibirapuera

    Evento será realizado no dia 16 de setembro e terá entrada gratuita

    Reprodução

    Evento será realizado no dia 16 de setembro e terá entrada gratuita. Hospital do Câncer de Barretos é parceiro e participará com equipe no local

    Um dia no parque, com música e atividades físicas, em clima de primavera: é assim que o Canadá quer comemorar os 150 anos da criação da sua confederação e celebrar as boas relações com o Brasil. Organizado em parceria entre o Consulado Geral do Canadá em São Paulo, a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) e a Fare Arte Produções Culturais, o Canadá no Parque reunirá músicos canadenses e brasileiros, e contará com uma caminhada, a Terry Fox Run – corrida e caminhada canadense, não competitiva, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer. O evento será realizado no sábado, 16 de setembro, no Parque Ibirapuera, e a participação é gratuita.

    Terry Fox Run no Brasil

    Essa é a primeira grande corrida Terry Fox Run em São Paulo, no Parque do Ibirapuera, com o apoio da comunidade canadense, da Escola Maple Bear e o CCBC. O evento anual já acontece em muitas cidades canadenses e em diversos países, como Cuba, Hong Kong, Vietnã, Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos. A caminhada/ corrida foi criada em homenagem ao ativista canadense Terry Fox, que foi vítima de câncer aos 22 anos nos anos 1980, e, mesmo após perder a perda direita, correu sua Maratona de Esperança (Marathon of Hope), de costa a costa do Canadá, a fim de arrecadar fundos para pesquisas sobre a doença. Seu legado deu origem à Fundação Terry Fox, que, desde sua criação, em 1982, já levantou mais de 715 milhões de dólares canadenses para pesquisas contra o câncer.

    “O Terry Fox é uma fonte de inspiração no Canadá e estamos orgulhosos em trazer este conceito para o Brasil. O Terry Fox Run é um evento familiar e comunitário no Canadá que acontece no terceiro domingo de setembro todos os anos. As pessoas organizam o evento de forma voluntária e doam o que podem para a pesquisa do câncer. Nosso evento no Parque será organizado da mesma forma e convido a todos para fazer parte desse grande dia,” explica Stéphane Larue, Cônsul-Geral do Canadá em São Paulo.

    No Brasil, os participantes poderão optar por correr ou caminhar. Será feito um circuito de três quilômetros dentro do Parque, com largada ao lado do Museu Afro Brasileiro, seguindo pelas principais alamedas, e chegada ao lado da Marquise, próxima do gramado do Auditório Ibirapuera. Quem quiser correr dará duas voltas no mesmo circuito, totalizando seis quilômetros. O público deve participar de camiseta branca sem marca, imagem ou frase – pode escolher ir com ela de casa ou adquirir uma no dia, no local. A iniciativa espera reunir adultos e crianças em uma atividade familiar. O evento começará às 14h30 e irá até às 16h. A expectativa é reunir cerca de 400 pessoas.

    Um dos parceiros no evento é o Hospital do Câncer de Barretos, que terá uma equipe participando da corrida, e oferecerá informações sobre a prevenção do câncer ao público. No dia, as pessoas podem fazer doações para a Instituição brasileira ou para a Fundação Terry Fox.

    Sintonias Jazz Fest - Edição Canadá Brasil

    Depois da caminhada, a partir das 16h30, terá início no palco aberto do Auditório Ibirapuera o Sintonias Jazz Fest - Edição Canadá-Brasil, com a apresentação de seis grupos musicais formados por brasileiros e canadenses. Os shows são gratuitos e o horário previsto para término é 19h30. “A intenção é trazer os músicos canadenses para criar uma espécie de jam session junto com os brasileiros”, explica Alvise Migotto, da Fare Arte Produções.

    Esses artistas se apresentarão também em outras datas em São Paulo e Rio de Janeiro. Entre os convidados estão os brasileiros Trio Bianca Gismonti, José Staneck, três solistas da Banda Mantiqueira (Celso de Almeida, François Lima e Walmir Gil), Filó Machado e Egberto Gismonti; e os canadenses Dave Restivo Sextet, Jane Bunnett & Maqueque e I Musici de Montreal (orquestra de câmara).

    A celebração pelos 150 anos da criação da confederação do Canadá conta com o apoio do Governo do Canadá, Prefeitura Municipal de São Paulo e Ministério da Cultura. A realização da ação no Parque do Ibirapuera conta com apoio da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), Auditório Ibirapuera (Instituto Itaú Cultural) e das Secretarias Municipais de Cultura e Esportes, além de Air Canada. A caminhada Terry Fox tem o apoio das Escolas Maple Bear e parceria com o Hospital do Câncer de Barretos, e coordenação da Side Eventos e 5:27 Negócios Esportivos. O Festival Sintonias Jazz Fest - Edição Canadá-Brasil foi possível com o financiamento das empresas Brookfield, Tegra, Biolab, Bombardier, Air Canada, BRP, Copap e Maple Bear, por meio dos incentivos fiscais da Lei Rouanet e tem a realização da Fare Arte Produções Culturais.

    SERVIÇO:
    Data: 16/09/2017
    Horário: caminhada das 14h30 às 16h e festival de música das 16h30 às 19h30
    Local: Parque do Ibirapuera, ponto de encontro próximo do Palco aberto do Auditório Ibirapuera.
    Entrada: Gratuita
    Informações gerais: www.canadanoparque.com.br
    Inscrições para Caminhada/corrida: www.terryfoxrunbrasil.com.br
    Informações sobre o Festival de Música: www.sintoniasjazzfest.com.br

    Veja mais »

TV OPS