Eventos 22/10/2019

Curso básico de Libras oferecido pela Uniara

03/08/2019 a 26/10/2019

Clique na imagem para ampliar

Horário:14:00hs

Tipo de Evento:Curso

Local:Unidade I da universidade Uniara

Cidade/UF:Araraquara

INFORMAÇÕES

Curso básico de Libras oferecido pela Uniara abre inscrições para a comunidade
Atividade será ministrada entre os dias 3 de agosto e 26 de outubro, com aulas sempre aos sábados, das 14h às 17h, na unidade I da universidade
Foram abertas as inscrições, para a comunidade, para o "Curso básico de Libras", promovido pelo Departamento de Ciências Humanas e Sociais – CHS da Universidade de Araraquara – Uniara. A atividade será ministrada pela professora Adriana do Carmo Bellotti entre os dias 3 de agosto e 26 de outubro, com aulas sempre aos sábados, das 14h às 17h, na unidade I da instituição (rua Carlos Gomes, 1338, no Centro).
Os interessados devem retirar a ficha de inscrição na Central de Relacionamento e efetuar o pagamento até o dia 10 de agosto na Tesouraria. São oferecidas trinta vagas.
"Libras significa "Língua Brasileira de Sinais", reconhecida pela Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002. É o meio legal de comunicação e expressão dos surdos brasileiros e consiste em um sistema linguístico de natureza visual-motora, ou seja, é percebida pela visão e realizada no espaço, com estrutura gramatical própria e capaz de expressar quaisquer ideias e sentimentos, assim como as línguas orais", explica Adriana.
Ela comenta que a Libras "tem sua importância enquanto forma de comunicação da comunidade surda e meio pelo qual os surdos são inseridos socialmente, além de terem seus direitos garantidos". "Sabemos que é pela linguagem que o indivíduo se coloca no mundo, age sobre ele se constitui enquanto ser-pessoa. Portanto, ao refletir sobre a importância das Libras, saliento que deve ser cada vez mais incentivada na comunidade, e não utilizada apenas nas instituições escolares, pois possibilita ao surdo interagir em sociedade e construir sua identidade, o que colabora ainda para a melhoria da qualidade de vida da população surda, além de assegurar os direitos como cidadão e o respeito às diferenças", enfatiza.
O curso de extensão terá carga horária de 30 horas de atividades. "Serão dez encontros, e os participantes receberão certificado. Por ser um curso básico, o conteúdo versará sobre apresentação pessoal, numerais, calendário, família e relacionamentos, cores, alguns verbos e situações de diálogos em Libras, favorecendo aos participantes estabelecerem um diálogo inicial com as pessoas surdas", finaliza Adriana.
Outras informações sobre o "Curso básico de Libras" podem ser obtidas pelo e-mail acbellotti@uniara.com.br.

Veja também: Frases de Amor | Viagem legal

Solicitar mais informações
Ver mais »