Eventos 22/06/2018

TIÊ - SHOW: GAYA

13/07/2018

Clique na imagem para ampliar

Horário:20:00hs

Tipo de Evento:Show

Local:Teatro Castro Alves

Cidade/UF:Salvador / Bahia

INFORMAÇÕES

Gaya, o quarto disco de Tiê, começa com cordas suspensas no ar, desenhando um horizonte ao mesmo tempo distante e palpável, que se confunde com o próprio doce falsete da cantora, que abre a canção de fato. Este continua o desenho linear do arranjo etéreo, só que vem acompanhado de um piano que firma o terreno, determinando o chão da canção. “Mexeu Comigo”, primeira canção revelada pela cantora e compositora paulistana antes do lançamento do novo disco, reúne os principais elementos que formam todo seu novo álbum.

Se seu disco anterior, Esmeraldas, lançado no final de 2014, parecia determinar ao mesmo tempo um fim de um primeiro ciclo e uma transição rumo a uma nova fase, Gaya inaugura esta nova etapa sem titubear. No novo disco, ela abraça com vontade a necessidade de estabelecer um vínculo com um público cada vez maior mas sem abrir mão da essência construída nesta primeira década de carreira, comemorada em 2007.

“Mexeu Comigo” sintetiza essa busca. Embora seu título e refrão pareçam tratar de um relacionamento, na verdade a faixa canta sobre um sentimento que pode ter sido causado por qualquer coisa - e pelo teor de todo o álbum, a impressão que tem é que sua musa, hoje, é o público. Esmeraldas trouxe uma proporção para sua carreira que ela não havia imaginado inicialmente. Saiu dos pequenos palcos da zona oeste de São Paulo para abrir para o Coldplay em estádios de futebol. Puxado pelo sucesso de “A Noite”, seu terceiro disco levou sua música para um novo público espalhado em todo o Brasil - e sua presença segurou firme esta nova onda.

“Foi muito mais do que eu queria, foi bem mais forte e durou muito mais que um dia”, canta logo no início da canção de abertura. “Mesmo assim, quem ia imaginar?”. “Mexeu Comigo” também consagra a relação musical que pariu o disco anterior, formada por sua cara-metade André Whoong, também guitarrista de sua banda, e pelo produtor Adriano Cintra, outro herói do underground paulistano que foi carregado para o sucesso de massas com o estouro de sua banda Cansei de Ser Sexy, há uma década. Juntos, os três assinam a maioria das músicas e tocam a maior parte dos instrumentos do novo álbum, além de André e Adriano - ou “Adri”, como Tiê o chama - assinarem juntos a produção do disco. A cumplicidade dos três é percebida desde o primeiro instante - as cordas de “Mexeu Comigo” são arranjadas por André e o piano e o baixo da mesma música são tocados por Adriano - e é fácil notar que eles querem seguir um caminho que amplie ainda mais o potencial do disco anterior.

Gaya também é um disco de reencontro de Tiê consigo mesma, autoanálise iniciada a partir da morte de sua avó, Vida Alves, protagonista do primeiro beijo da TV brasileira e ela mesma dona de um incrível museu da televisão brasileira, localizado entre os bairros da Pompéia e do Sumaré, em São Paulo. Uma das inspirações artísticas da cantora, Vida inclusive é o título da música que encerra o novo disco e sua súbita partida, no início de 2017, funcionou como catalisador da produção de Gaya. O disco já vinha sendo testado e rascunhado nos intervalos e ensaios da turnê do disco anterior, mas foi a partir do início do ano que ele começou a definir seus próprios contornos.

É um disco Pop, com letra maiúscula, que quer se comunicar com a maior parte das pessoas, mas sem aspirações épicas ou superlativas. Tiê fala com cada um dos ouvintes como se estivesse ao lado deles, contando histórias e falando de sentimentos. E quem já assistiu a qualquer um de seu shows sabe como ela gosta de contar histórias e falar de sentimentos inclusive entre as canções.

Local: SALA PRINCIPAL do TCA.

Ponto de Venda Sem Taxa de Conveniência: Bilheteria Teatro Castro Alves - Endereço: Praça Dois de Julho,s/n, Campo Grande - Salvador.

Horário de Funcionamento: De segunda a sábado, das 10h00 às 22h00.Domingo, das 09h00 às 21h00.

SAC do Shopping Barra: De segunda a sexta, das 10h00 às 17h00 e aos sábados das 9h00 às 12h00.

SAC do Shopping Bela Vista: De segunda a sexta, das 10h às 17h00 e aos sábados, das 9h00 às 12h00

PLATEIA - A a W
A partir de R$ 45,00

PLATEIA - X a Z11
A partir de R$ 35,00

Veja também: Frases de Amor | Viagem legal

Solicitar mais informações
Ver mais »